quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

FORMAÇÃO DE MULHERES NA AMAZÔNIA

 

FORMAÇÃO DE MULHERES NA AMAZÔNIA




  No dia 27 de Março de 2024, ás 19h, pelo google meet deu-se inicio ao primeiro encontro do Curso de  Formação de Mulheres para a inclusão digital na Amazônia, de nosso projeto de extensão vinculado a PROEX/UFPa/CUNTINS.  O projeto de extensão é coordenado pela Profa. Dra. Maria Sueli Corrêa dos Prazeres e pela bolsista Radija Natanny Corrêa Dias. Contamos com uma equipe técnica composta pelos seguintes professores: Prof. Eraldo Souza do Carmo, Profa. Tamires Brito Pantoja, Profa. Geanice Raimunda Baia Cruz, Profa. Maria Luiza Rodrigues Faleiros Lima, Profa. Vandréia Brito Pantoja e a Profa. Valdiléia Carvalho da Silva.


  O projeto é composto também pelos discentes voluntários das diversas turmas de Pedagogia do Campus Universitário do Tocantins: Beatriz Ranieri Belo, Sabrina Monteiro Soares, Marivonete de Oliveira Lima, Roberta Tamile Pureza Veiga, Jodielma da Silva dos Santos, Laura Ferreira da Silva, Renilse de Jesus Barbosa Drago, Lizandra do Socorro Costa Pimentel, Jhenifer  Camily Santana dos Santos, Eliane Miranda Coelho, Samily Viana Pantoja, Francismara dos Santos da Silva, Maria Jaciara de Souza Costa, Marlene Souza, Adriely Nunes Silva, Davi Leão Rodrigues, Raiza Vitória Sabóia de Oliveira e Camila Mendes Moraes.


  O curso de Formação de Mulheres na Amazônia é destinado à professoras da educação básica e acadêmicas do curso de Pedagogia. Atualmente, temos 60 professoras e 20 acadêmicas inscritas no nosso curso. Nesta primeira formação dialogamos sobre o curso, o cronograma, as atividades, como também, trouxemos reflexões de artigos, dissertações e teses sobre os debates atuais da relação Mulheres & Tecnologias.


Estiveram presentes conosco 25 professoras da educação básica:


Adenilze do Socorro Oliveira e Silva

Arlete Maria de Freitas Valente

Dilena Andrade da Silva

Eliete do Socorro Monteiro dos Santos
Eliene Silva dos Passos
Ester Vulcão Moraes
Fabiany Marcela Sousa Dos Santos
Francimere Oliveira Lopes
Gisely Damasceno Furtado
Hellen Carla Cordeiro Cardoso
Kátia Cristina Pereira Cabral
Klicia do Espírito Santo Corrêa
Luzeli Nunes Albuquerque
Maria Graciete Rodrigues Melo
Maria da Glória Drago de Jesus
Marcilene do Carmo de Oliveira Miranda
Marcele Furtado Ferreira
Maria das Graças da Silva Tibeiro
Natalina Furtado da Costa
Rosana Louzada da Silva
Rosangila louzada da Silva
Tânia Corrêa de Freitas
Valdeciria Alves Cabral
Vanessa Colares de Barros
Wanda do Socorro Pantoja dos Santos


E 8 acadêmicas do curso de Pedagogia:


Aline Camilo Gomes

Ana Claudia de Sousa Ramalho

Claudiane Do Socorro Lisboa Balieiro
Cristiane Ramalho da Silva
Elizangela Mendes
Francilene dos santos da Silva
Maria filomena gomes de souza
Ludimila jatay Nogueira


  Inicialmente, a Prof. Dra. Maria Sueli, coordenadora do projeto, deu as boas vinda aos presente, agradecendo o interesse e fazendo sua autoidentificação. Prosseguiu apresentando a bolsista do projeto, Radija Natanny Corrêa Dias, como também, a equipe técnica e os bolsistas voluntários, citados acima. Logo após, explicou em linhas gerais do que se tratava o projeto, abordou os seguintes pontos:

1. Resumo do Projeto;

2. Justificativa: Trazendo dados estatísticos da ONU Mulher que apontam que existe a chamada "pobreza digital" que afeta desproporcionalmente meninas e mulheres de baixa escolaridade e renda, também, explanou o que o IDEC diz sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no acesso à internet na Região Norte, como custo de acesso, dispositivos de segunda mão, alfabetização digital e tempo livre limitado devido as tarefas domésticas. 

3. Objetivos;

4. Metodologia;


  Após esta apresentação inicial, foi realizado uma sondagem interativa com as participantes, com o objetivo de conhecer quais tecnologias digitais elas já conhecem e o que vem à mente quando ouvem a palavra "tecnologia".  


  

  Os dados apontaram que as participantes já conhecem algumas tecnologias digitais e as utilizam no seu cotidiano e trabalho. O WhatsApp foi a tecnologia mais utilizada e conhecida, por 24 participantes, em seguida destacaram-se o Youtube (20), Facebook e Instagram (17) e o canva (15). Percebem-se que as professoras e acadêmicas tem certa familiaridade com algumas tecnologias digitais que boa parte da sociedade utilizam com maior frequência, porém, é possível identificar o desconhecimento de outras tecnologias que podem ser utilizadas no contexto educacional, como prezy, genially, jogos e quizz, IA e RA, Kahoot, Mapa mental, padlet, nuvem de palavras, met. ativas e jamboard.





   Respondendo a pergunta presente na nuvem de palavra foi possível identificar que a maioria das mulheres ao ouvirem a  palavra "tecnologia" vem à sua mente outras palavras como, "internet", "inovação" e "avanço", "facilidade". Ou seja, as tecnologias representam um avanço nos tempos modernos, no qual você consegue se conectar com mundo sem sair do lugar. Entretanto, ao responderem sobre o processo de inclusão digital, as palavras presentes na nuvem apontem que "não me sinto incluída", "não", "falta de conhecimento", "dificuldade". Assim, por mais que as tecnologias digitais possuem seus pontos positivos, mas uma parcela significativa da sociedade se sente excluída deste avanço tecnológico.


  Logo após as dinâmicas interativas a bolsista do projeto Radija Natanny Corrêa Dias, trouxe os debates atuais embasados teoricamente em artigos, teste, dissertações sobre a relação mulheres e tecnologias. Os dados estatísticos e os textos mostraram os desafios enfrentados por mulheres na área de tecnologia, desde a falta de acesso a dispositivos e conectividade, oportunidades de emprego na área de tecnologia, discriminação de gênero e os estereótipos sociais.


  Finalizando a formação, a Profa. Dra. Maria Sueli apresentou o Blog Conecta Amazônia, na qual será postado todos os encontros relacionados ao projeto, assim como, materiais de leituras e noticias relacionados as tecnologias digitais.  Por fim, foi aberto o espaço aos participantes para que pudesse compartilhar suas expectativas, dúvidas e contribuições relacionados ao curso, logo após, foram feitos os agradecimentos e reforçamos o convite para os nossos próximos encontros!



Segue abaixo os registros do Curso de Formação de Mulheres da Amazônia.





 





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Reunião da equipe técnica do  projeto de extensão vinculado ao Programa Navega Saberes Infocentro, da Pro-reitoria de extensão/PROEX (2023/2024).
Tema: Laboratório digital de práticas educacionais como mecanismo de inclusão de mulheres na região do Baixo Tocantins.
 




    No dia 11 de Dezembro de 2023, ás 19h, pelo google meet deu-se inicio ao primeiro encontro online do projeto de extensão que tem como tema: Laboratório digital de práticas educacionais como mecanismo de inclusão de mulheres na região do Baixo Tocantins. A reunião foi coordenado pela Profa. Dra. Maria Sueli Corrêa dos Prazeres e da bolsista de extensão do Programa Navega Saberes/Infocentro da Pro-reitoria de extensão/PROEX, Radija Natanny Corrêa Dias. Na ocasião, estiveram presentes alguns dos professores que compõem a equipe técnica do projeto entre eles: Prof. Eraldo Souza do Carmo, Profa. Tamires Brito Pantoja e a Profa. Geanice Raimunda Baia Cruz, também, as discentes voluntárias das diversas turmas de Pedagogia do Campus Universitário do Tocantins: Beatriz Ranieri Belo, Sabrina Monteiro Soares, Marivonete de Oliveira Lima, Roberta Tamile Pureza Veiga, Jodielma da Silva dos Santos, Lizandra do Socorro Costa Pimentel, Jhenifer Camily Santana dos Santos, Eliane Miranda Coelho, Samily Viana Pantoja e Francismara dos Santos da Silva.


   Nessa primeira reunião a Prof. Dra. Maria Sueli, coordenadora do projeto, deu inicio agradecendo aos presentes e explicou em linhas gerais do que se tratava o projeto de extensão, logo em seguida, a bolsista Radija Natanny apresentou seu plano de trabalho.


    O plano de trabalho apresentado, se resume nos seguintes tópicos abordados durante a reunião:

1. Resumo do Projeto;

2. Justificativa;

3. Objetivos;

4. Metodologia;

5. Cronograma;

6. Apresentação da equipe técnica e das bolsistas voluntárias;

7. Revisão da literatura, destacando as principais obras analisadas que tratam sobre mulheres e as tecnologias;

8. Dados estatísticos, que demonstram que existe uma desigualdade digital entre gênero;

9. Apresentação do Blog Conecta Amazônia, na qual será postado todos os encontros relacionados ao projeto, assim como, materiais de leituras e noticias relacionados as tecnologias digitais;

10. Referências Bibliográficas.

11. Agradecimentos.        


      Logo em seguida, foi aberto o espaço para que os presentes pudesse contribuir com o plano de trabalho que foi apresentado, após os presentes terem se manifestado a Profa. Dra. Maria Sueli agradeceu aos presentes pela participação na reunião. Assim, encerrou-se nosso primeiro encontro online do projeto de extensão: Laboratório digital de práticas educacionais como mecanismo de inclusão de mulheres na região do Baixo Tocantins.


    Segue abaixo alguns dos registros do nosso primeiro encontro que foi maravilhoso!



 


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