quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

FORMAÇÃO DE MULHERES NA AMAZÔNIA


JOGOS NA SALA DE AULA COM KAHOOT
   No dia 26 de junho de 2025, às 19h, realizamos, via Google Meet, a oficina "Jogos na Sala de Aula com Kahoot". O encontro virtual fez parte do nosso curso de formação e teve como objetivo explorar ferramentas tecnológicas inovadoras para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem.
   A coordenadora do projeto deu as boas-vindas a todas as participantes e, em seguida, a bolsista Radija Natanny assumiu a condução da oficina. Ela apresentou a plataforma Kahoot, uma ferramenta digital que permite criar jogos educativos, quizzes, pesquisas e debates interativos de forma simples e divertida. O Kahoot é amplamente utilizado no contexto educacional para avaliações formativas, revisão de conteúdos, gamificação e engajamento dos estudantes, transformando a aprendizagem em uma experiência mais dinâmica e competitiva.
   Durante a oficina, Radija explicou como acessar a plataforma, destacando suas principais funcionalidades, como: Criação de quizzes personalizados; Uso de modelos de jogos prontos; Recursos gratuitos e planos pagos; Integração de Inteligência Artificial (IA) para gerar questões automaticamente e personalizar atividades.
 Além disso, ela demonstrou passo a passo como criar um jogo educativo, desde a criação da conta até a configuração das perguntas e respostas. Para encerrar de forma prática, as participantes jogaram um quiz sobre Meio Ambiente, criado especialmente pela bolsista. O jogo foi competitivo, com ranking em tempo real, e as três primeiras colocadas foram destacadas, tornando a experiência mais animada e motivadora.

   A maioria das participantes adorou a dinâmica e afirmou que pretende utilizar o Kahoot frequentemente em suas aulas. No entanto, algumas não conseguiram se manter na sala ou jogar devido à péssima qualidade da internet, o que dificultou sua participação plena.
   Apesar desse contratempo, a formação foi enriquecedora e produtiva, proporcionando novas possibilidades pedagógicas e reforçando a importância da tecnologia como aliada da educação.
   Radija Natanny encerrou a oficina agradecendo a todas e incentivando a aplicação dos conhecimentos adquiridos em suas práticas docentes. Foi um momento de muito aprendizado e troca de experiências!

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EXPERIENCIANDO JOGOS EDUCATIVOS COM GENIALLY

   No dia 12 de junho de 2025, às 19h, aconteceu, via Google Meet, a oficina "Experienciando Jogos Educativos com Genially". O encontro virtual integrou a programação do nosso curso de formação e teve como objetivo ampliar as possibilidades de uso da tecnologia no contexto educacional.

   A coordenadora do projeto deu as boas-vindas às mulheres do curso e, em seguida, a bolsista Radija Natanny assumiu a condução da oficina. Ela apresentou a plataforma Genially, uma ferramenta digital que permite criar conteúdos interativos e imersivos, como apresentações, jogos, quizzes e muito mais.

   O Genially é uma plataforma versátil que pode ser usada no campo educacional para criar materiais pedagógicos engajadores, desenvolver atividades interativas e estimular a aprendizagem ativa. Com ele, é possível criar conteúdos personalizados e adaptados às necessidades dos estudantes.

  Durante a oficina, a bolsista Radija Natanny apresentou as funcionalidades da plataforma, explicando para que serve cada uma delas e dando exemplos práticos. Ela tirou as dúvidas das participantes e mostrou como criar jogos educativos utilizando o Genially.


   O foco da formação foi mostrar como as professoras e graduandas poderiam utilizar a plataforma no contexto educacional, criando experiências de aprendizagem mais interativas e engajadoras. Para isso, no final da oficina, compartilhamos um link de um jogo online que criamos dentro do Genially, que abordava a temática do Rio Tocantins e a relação com as mulheres.

   As participantes puderam experienciar e explorar o jogo, e o feedback foi muito positivo. De modo geral, a formação foi essencial e cheia de conhecimentos novos, proporcionando uma experiência enriquecedora para todas as envolvidas.

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CRIATIVIDADE NA SALA DE AULA: PRODUZINDO VÍDEOS COM CAPCUT DE FORMA DESCOMPLICADA

   No dia 5 de junho de 2025, às 19h, aconteceu, via Google Meet, a oficina "Criatividade na sala de aula: produzindo vídeos com capcut de forma descomplicada". O encontro virtual integrou a programação do nosso curso de formação e teve como objetivo ampliar as possibilidades de uso da edição de vídeos no contexto educacional, utilizando o aplicativo CapCut como ferramenta principal.

  Para quem ainda não conhece, CapCut é um editor de vídeo gratuito e intuitivo, disponível tanto para dispositivos móveis quanto para computadores. Com ele, é possível criar vídeos com imagens, textos, músicas, transições e efeitos visuais variados de forma acessível e criativa. No campo educacional, essa ferramenta se destaca por permitir a produção de materiais pedagógicos, o registro de projetos escolares, o desenvolvimento de atividades interativas e o incentivo à autoria digital por parte dos estudantes.

   A oficina foi conduzida pela pedagoga e bolsista voluntária do projeto, Beatriz Ranieri Belo, que, mais uma vez, compartilhou seus conhecimentos e aprofundou os conteúdos trabalhados em sua oficina anterior. A abertura do encontro ficou sob a responsabilidade da professora Maria Sueli, coordenadora do curso, que acolheu calorosamente as professoras e as acadêmicas presentes na sala virtual.

   Beatriz iniciou a formação revisitando os passos básicos para a criação de uma conta no CapCut e, em seguida, apresentou com mais profundidade os principais recursos e funcionalidades da plataforma. Ela explorou novas ferramentas e abordou estratégias de edição que podem enriquecer ainda mais o uso pedagógico do aplicativo.

   Durante a oficina, Beatriz exibiu um vídeo educativo sobre mudanças climáticas, produzido por ela no CapCut, e realizou uma edição ao vivo para demonstrar o processo criativo e técnico por trás da produção. O tema, de grande relevância socioambiental, permitiu também discutir como a edição de vídeos pode ser utilizada para promover a consciência crítica e o engajamento dos estudantes em questões contemporâneas.

  Para encerrar a oficina, Beatriz propôs um desafio prático às participantes: com o apoio da bolsista Radija, que enviou no privado imagens relacionadas ao tema "mudanças climáticas", as mulheres foram convidadas a criar, de forma autônoma, uma edição de vídeo no CapCut utilizando as imagens recebidas. Os vídeos produzidos poderiam, posteriormente, ser enviados para a própria bolsista ou para a coordenadora do curso de formação.

   A oficina e o desafio final proporcionaram momentos significativos de aprendizado, troca e experimentação. Ao utilizar uma ferramenta digital de forma criativa e alinhada a temas relevantes, as participantes não apenas desenvolveram habilidades técnicas, mas também ampliaram suas possibilidades pedagógicas e fortaleceram sua autoria digital. Além disso, a atividade prática estimulou o protagonismo, a colaboração e a reflexão sobre como recursos audiovisuais podem enriquecer práticas educativas no cotidiano escolar.
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EXPERIENCIANDO APRESENTAÇÕES COLABORATIVAS E INTERATIVAS COM O GAMMA

   No dia 22 de maio de 2025, às 19h, realizamos mais uma oficina formativa do nosso curso, desta vez com o tema “Experienciando apresentações colaborativas e interativas com o Gamma”, conduzida pela bolsista do projeto, Radija Natanny, e realizada via Google Meet. A proposta do encontro foi apresentar uma alternativa moderna e dinâmica para a criação de apresentações visuais no contexto educacional, utilizando o Gamma, uma ferramenta ainda pouco conhecida, mas com grande potencial pedagógico.

   O Gamma App é uma plataforma online voltada para a criação de apresentações, documentos e páginas visuais interativas. Ele combina recursos de design intuitivo com funcionalidades interativas, permitindo que o conteúdo seja apresentado de forma fluida, visualmente atrativa e colaborativa. No campo educacional, o Gamma pode ser utilizado para construção de aulas, portfólios, projetos de pesquisa, apresentações de trabalhos e outros materiais pedagógicos, valorizando tanto a estética quanto a interatividade.

   A oficina foi iniciada com a acolhida da professora Maria Sueli, coordenadora do curso, que deu as boas-vindas às professoras da rede e às acadêmicas presentes. Em seguida, Radija Natanny começou a formação explicando o passo a passo da plataforma: desde a criação da conta até a construção de uma apresentação do zero. Ela demonstrou, de maneira prática, os elementos disponíveis na ferramenta, como inserção de texto, imagens, botões interativos, integração com links e outros recursos visuais.

   Ao final da formação, as participantes foram convidadas a interagir com uma apresentação criada especialmente para a oficina. O link foi enviado na sala virtual, e algumas mulheres conseguiram acessar e editar diretamente o conteúdo, adicionando imagens e experimentando os recursos por conta própria. Essa experiência prática foi incrível e enriquecedora para quem conseguiu participar plenamente, proporcionando uma verdadeira sensação de autoria digital e aprendizado colaborativo.

   No entanto, é importante destacar que nem todas as participantes conseguiram acessar o conteúdo de forma integral, devido a limitações como o uso exclusivo do celular e a instabilidade da conexão com a internet. Esses desafios, infelizmente, dificultaram a plena participação de algumas mulheres, revelando também as desigualdades no acesso às tecnologias. Ainda assim, a oficina foi avaliada de forma positiva, pois cumpriu seu papel de introduzir uma nova ferramenta e despertar o interesse pelo seu uso pedagógico.

   A formação com o Gamma App reforçou o quanto é essencial explorar novas linguagens e ferramentas digitais no processo educativo, e como a tecnologia pode ser um meio potente de expressão, inovação e inclusão. Para as mulheres presentes, foi uma oportunidade de aprender juntas, testar possibilidades e refletir sobre o uso criativo e significativo das mídias digitais no cotidiano escolar.

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CAPCUT NA PRÁTICA: Explorando edição de vídeo na Educação

   No dia 15 de maio de 2025, às 19h, aconteceu, via Google Meet, a oficina CapCut na prática: explorando edição de vídeo na educação. O encontro virtual integrou a programação do nosso curso de formação e teve como objetivo apresentar possibilidades de uso da edição de vídeos no contexto educacional, utilizando o aplicativo CapCut como ferramenta principal.

   Para quem ainda não conhece, CapCut é um editor de vídeo gratuito e intuitivo, disponível para dispositivos móveis e computadores. Ele permite criar vídeos com imagens, textos, músicas, transições e efeitos visuais diversos, de forma prática e acessível. No campo educacional, essa ferramenta pode ser usada para elaborar materiais pedagógicos, registrar projetos escolares, desenvolver atividades interativas e até mesmo incentivar a autoria digital de estudantes.

   A oficina foi conduzida pela pedagoga e bolsista voluntária do projeto, Beatriz Ranieri Belo, que compartilhou seus conhecimentos e experiências com as participantes. A abertura do encontro ficou a cargo da professora Maria Sueli, coordenadora do curso, que acolheu calorosamente as professoras da rede e as acadêmicas presentes na sala virtual.

   Beatriz iniciou a formação explicando como criar uma conta no CapCut e, em seguida, apresentou os principais recursos e funcionalidades da plataforma. Durante a oficina, ela exibiu um vídeo educativo sobre as vogais, produzido por ela mesma no aplicativo, e compartilhou o passo a passo de sua criação, incentivando as participantes a explorarem os recursos junto com ela.


   O encontro foi marcado por muita interação: dúvidas foram esclarecidas ao longo da oficina, sugestões foram trocadas e cada participante teve a oportunidade de experimentar as possibilidades da ferramenta em tempo real.


  A formação sobre o CapCut foi muito mais do que um momento de aprendizado técnico; ela representou um espaço de autonomia digital, fortalecimento profissional e empoderamento feminino. Ao conhecer e experimentar a ferramenta, as participantes ampliaram suas possibilidades de atuação na educação, desenvolvendo habilidades que as tornam mais preparadas para os desafios contemporâneos da sala de aula. Para muitas mulheres, essa foi a primeira experiência com edição de vídeo, e poder dominar esse recurso significou romper barreiras com a tecnologia, sentir-se capaz de criar conteúdos multimídia e inovar na prática pedagógica. 

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IA NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES


   No dia 24 de abril, às 19h, por meio da plataforma Google Meet, teve início mais uma etapa da formação voltada ao estudo da inteligência artificial (IA), com ênfase na utilização do ChatGPT. A professora Maria Sueli, coordenadora do curso de formação, realizou a abertura do encontro, acolhendo as professoras e acadêmicas presentes na sala virtual. Em seguida, deu início à oficina com uma exposição introdutória sobre a inteligência artificial, problematizando suas implicações no campo educacional, bem como os efeitos e potencialidades que emergem de sua integração aos processos de ensino e aprendizagem. Destacou-se, ainda, a necessidade de um uso ético e responsável da IA nas atividades de pesquisa, pautado em princípios que assegurem a integridade acadêmica e a reflexão crítica.


   

 Em seguida, a bolsista de extensão Radija Natanny deu continuidade à formação com uma apresentação introdutória sobre o ChatGPT. Explicou que o ChatGPT é um modelo de linguagem baseado em inteligência artificial, desenvolvido pela OpenAI, capaz de compreender e gerar textos em linguagem natural, simulando uma conversa com os usuários. Na ocasião, detalhou o funcionamento da ferramenta, suas principais características e múltiplas possibilidades de uso no contexto acadêmico e educacional. A bolsista também esclareceu a utilidade de cada elemento presente na interface do ChatGPT, orientando as participantes sobre como navegar pela plataforma e utilizar seus recursos de forma eficaz e responsável. Sua exposição contribuiu para uma compreensão mais ampla e crítica da ferramenta, destacando seu potencial como apoio em práticas pedagógicas, elaboração de textos, plano de aulas, revisão, tradução, construção de cronogramas, criação de imagens entre outras atividades.

  Para proporcionar uma experiência prática com a inteligência artificial, foram selecionados alguns prompts com foco no uso pedagógico do ChatGPT. A cada comando inserido na ferramenta, as participantes analisavam os resultados gerados, promovendo uma discussão coletiva sobre a qualidade, a relevância e a aplicabilidade das respostas fornecidas pela IA. Esse momento possibilitou uma reflexão crítica acerca das potencialidades e limitações do uso do ChatGPT em contextos educacionais, além de estimular o pensamento sobre como adaptar os recursos da ferramenta às demandas e especificidades do trabalho docente e acadêmico.

   A seguir estão os prompts utilizando na oficina.

 Atividade 1 – Dinâmicas

Sugira uma dinâmica criativa e acolhedora para a primeira aula do ano com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Atividade 2 – Criando um Plano de Aula

Crie um plano de aula sobre meio ambiente para alunos do 5º ano, com objetivo geral, objetivos específicos, metodologias, recursos e avaliação.

Atividade 3 – Reescrita com Clareza

Reescreva o texto abaixo com mais clareza, coesão e linguagem formal:

"A educação é importante porque ajuda as pessoas a aprenderem coisas e se tornarem melhores para o trabalho."

Atividade 4 – Tradução e Resumo

Traduza o seguinte texto para o português:

"Education is the most powerful weapon which you can use to change the world." – Nelson Mandela

Atividade 5 – Cronograma Inteligente

Monte um cronograma de estudos para preparar um TCC em 3 meses, considerando que tenho 6 horas por semana disponíveis.

Crie um cronograma semanal para uma professora que trabalha em 3 escolas diferentes, com foco em tempo para planejamento de aulas e autocuidado.

Atividade 6 – Criação de Material Lúdico

Crie um poema de 4 estrofes sobre a importância da reciclagem, voltado para crianças do 4º ano.

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre os biomas brasileiros para alunos do Ensino Fundamental.

Atividade 7 – Criar uma Imagem Ilustrativa sobre um Tema Educacional

Gere uma imagem ilustrativa e educativa que represente a sala de aula ideal: alunos de diferentes etnias aprendendo juntos, professora sorrindo, cartazes coloridos na parede e ambiente acolhedor. Estilo realista com cores vibrantes. A imagem deve transmitir diversidade, inclusão e aprendizado colaborativo.

Atividade 8 - Criar um Mapa Mental Educacional (visual e organizado)

Crie uma imagem de um mapa mental colorido e ilustrado sobre o tema "Ciclo da Água", voltado para alunos do Ensino Fundamental. A imagem deve conter os principais elementos: evaporação, condensação, precipitação e infiltração, com setas conectando os processos. Use um estilo didático e claro, com elementos visuais que representem água, nuvens e chuva.

 Durante a formação, as professoras e acadêmicas compartilharam suas experiências com o uso do ChatGPT em atividades acadêmicas e profissionais. A maioria relatou já conhecer e utilizar a ferramenta em seus trabalhos, evidenciando como as tecnologias digitais, especialmente as baseadas em inteligência artificial, estão cada vez mais presentes e integradas às diversas áreas do conhecimento. Essa troca de experiências reforçou a percepção de que recursos como o ChatGPT podem contribuir significativamente para otimizar tarefas, apoiar processos de ensino e aprendizagem e ampliar as possibilidades de atuação no contexto educacional.
   A oficina proporcionou um espaço rico de aprendizagem, troca de experiências e reflexão crítica sobre o uso da inteligência artificial no contexto educacional. Ao longo do encontro, foi possível compreender de forma mais aprofundada o funcionamento do ChatGPT, suas aplicações práticas e os cuidados éticos envolvidos em sua utilização. As atividades desenvolvidas permitiram às participantes não apenas explorar as funcionalidades da ferramenta, mas também pensar em estratégias para integrá-la de maneira criativa e responsável às práticas pedagógicas. Como resultado, a formação ampliou o repertório das professoras e acadêmicas quanto ao uso consciente da IA, fortalecendo a relação entre tecnologia e educação.

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IX ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE E II ENCONTRO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

   O Campus Universitário do Tocantins/Cametá realizou nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, o IX encontro de educação e desafios da contemporaneidade e II encontro de estudantes de Pedagogia.
  O IX ENCONTRO DE EDUCAÇÃO é uma realização da Faculdade de Educação, do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, da Universidade Federal do Pará, e traz o tema: "OUTRAS PEDAGOGIAS, EPISTEMOLOGIAS: OUTRAS Novas Configurações e Desafios Políticos, Curriculares e Sociais da Formação do(a) Pedagogo(a)". O evento se propôs a discutir com a comunidade instituições, acadêmica, movimentos sociais e agentes da educação básica, as novas configurações que têm assumido a formação de licenciado(a)s em Pedagogia, diante dos desafios e exigências contemporaneidade.
   O IX Encontro de Educação, neste ano de 2025 se realizou conjuntamente com o II Encontro dos Estudantes de Pedagogia da UFPA-CINTUNS, buscou promover reflexões teóricas, conceituais, práticas e políticas, a partir de experiências de ensino, pesquisa e extensão, estabelecendo diálogo com instituições escolares, movimentos sociais e outros espaços de atuação de pedagogo(a)s.
  Na evento, a bolsista de extensão, Radija Natanny socializou os resultados do projeto de extensão "Conectando mulheres na Amazônia: Inclusão digital como mecanismo de inclusão social na Região do Baixo Tocantins Pará", com o trabalho intitulado "Inclusão digital de mulheres na Amazônia: os desafios da formação na região do Baixo Tocantins/Pará".
   Parabéns à Coordenação da Faculdade de Educação, Professor Rosinélio Trindade e Adalberto Portilho, e à comissão organizadora do evento, Professor Edir Dias.
   Agradecemos a oportunidade de socializar os resultados do nosso projeto de extensão e contribuir para a inclusão sociodigital de mulheres e meninas da Região do Baixo Tocantins.


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QUEM TEM MEDO DA IA? UM DIÁLOGO SOBRE INTLIGÊNCIA ARTIFICAL NA EDUCAÇÃO

  No dia 16/12, às 19h, pela plataforma do google meet ocorreu a oficina com o tema "Quem tem medo da IA? Um diálogo sobre inteligência artificial na educação". A coordenadora do curso de formação, a profa. Maria Sueli, deu as boas-vindas as professoras e acadêmicas presentes na sala virtual. E iniciou a oficina dialogando sobre a inteligência artificial, sua relação com a educação, efeitos e possibilidades. Abordou também o uso ético e responsável da IA nas atividades de pesquisas. 
   Após esse diálogo inicial a bolsista do curso, Radija Natanny, apresentou uma inteligência artificial chamada "Poe". O Poe é uma plataforma inovadora que reúne inúmeras IAs, como GPT-4o da OpenAI, o Claude 3.5 Sonnet da Anthropic, o Gemini 1.5 Pro e o Flash do Google, bem como o Llama 3.1 e 3.2 da Meta, entre outros assistentes virtuais.

   Após essa introdução, foram selecionados e discutidos alguns prompts específicos que podem auxiliar professoras e acadêmicas em suas práticas educacionais. Entre as aplicações destacadas, foram mencionadas a criação de imagens, a revisão de textos, a elaboração de planos de aula, o desenvolvimento de jogos educativos, traduções e outras atividades pedagógicas.




Em cada exemplo apresentado, foi enfatizada a importância do uso ético e responsável da inteligência artificial, ressaltando que tais ferramentas devem ser utilizadas como suporte criativo e fonte de ideias, mas que não é recomendável copiar e colar diretamente os conteúdos gerados pelas IAs. Essa abordagem buscou conscientizar as participantes sobre a necessidade de uma utilização crítica dessas tecnologias.






As mulheres que participaram da oficina envolveram-se ativamente, compartilhando suas experiências prévias com o uso de inteligências artificiais no contexto escolar. Foi possível identificar que uma parcela significativa das participantes já fazia uso dessas tecnologias em suas atividades profissionais e demonstrou satisfação ao aprender mais sobre a plataforma Poe e suas funcionalidades. Essa interação permitiu a troca de saberes e a ampliação do entendimento sobre o potencial da IA no campo educacional.

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I SEMINÁRIO DE EXTENSÃO; I SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSINHO POPULAR PAULO FREIRE E III SEMINÁRIO DE DIVERSIDADE

  O Campus Universitário do Tocantins/Cametá realizou nos dias 10 e 11 de dezembro, o I Seminário de Extensão do CUNTINS, III Seminário de Diversidades e I Seminário de Avaliação do Cursinho Popular Paulo Freire.
 O evento contou com uma programação que incluiu conferência, curta-metragem e apresentações de trabalhos de alunos bolsistas e voluntários de projetos de extensão do Campus de Cametá e outras instituições.
  O seminário promoveu debates sobre os temas da cultura, educação, comunicação, meio ambiente, tecnologia, produção e diversidades.
  Na oportunidade, a bolsista de extensão, Radija Natanny socializou os resultados do projeto de extensão "Conectando mulheres na Amazônia: Inclusão digital como mecanismo de inclusão social na Região do Baixo Tocantins Pará", com o trabalho intitulado "Formação de mulheres para a inclusão sociodigital: desafios e possibilidades no contexto educacional na Região do Baixo Tocantins".






  Além das apresentações de trabalhos de extensão, o evento contou com a presença ilustre de Zélia Amador, que participou de forma virtual, e lolanda do Pilão, que fez o encerramento do evento.
  Parabéns à Coordenação de Extensão, prof. Mário Carvalho Arnaud, e à comissão organizadora do evento.
  Agradecemos a oportunidade de socializar os resultados do nosso projeto de extensão e contribuir para a inclusão sociodigital de mulheres e meninas da Região do Baixo Tocantins.



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IX WORKSHOP DE TECNOLOGIAS, LINGUAGENS E MÍDIAS NA EDUCAÇÃO


  No dia 07 de dezembro pela plataforma do google meet ocorreu o IX Workshop de Tecnologias, Linguagens e Mídias na Educação, evento promovido pelo Instituto Federal Triângulo Mineiro, Campus Uberlândia Centro.
  A bolsista de extensão apresentou os resultados do curso de formação de mulheres na Amazônia Tocantina. O trabalho intitulado "Conectando mulheres na Amazônia: Inclusão digital como mecanismo de inclusão social na Região do Baixo Tocantins Pará" visou fortalecer a luta em prol da inclusão digital das professoras da educação básica e graduandas do curso de Pedagogia da Região do Baixo Tocantins.




  Agradecemos a comissão organizadora do evento, no nome da profa Gyzely Lima.  

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11° ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ETIC)/ 3° ENCONTRO DA LINHA TICPE/ 2° ENCONTRO DE EGRESSOS TICPE: DIMENSÕES ÉTICO-ESTÉTICO-POLÍTICAS DO PRESENTE

   No dia 02/09/2024, às 20h ocorreu o primeiro dia de apresentações dos trabalhos acadêmicos no evento 11º ETIC, PPGE/UNESA. E o trabalho intitulado "Formação de mulheres, inclusão digital e os desafios do uso de tecnologias no contexto educacional da região do Baixo Tocantins - Pará", foi apresentado aos demais colegas presentes no ambiente virtual. Compartilhando nossa pesquisa em nível nacional e internacional, mostrando a necessidade de fortalecermos a luta por políticas de inclusão digital e igualdade de gênero para mulheres e meninas da região do Baixo Tocantins - Pará.




   O encontro proporcionou troca de saberes e afetos, com temas enriquecedores. Agradecemos aos demais colegas pela troca de experiências e conhecimentos, e a organização desse excelente evento, no nome do Prof. Dr. Felipe Carvalho. 

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V Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - “Edição Especial: 5 anos da integração da ciência e tecnologia



   No dia 30/08/2024 o trabalho intitulado "Formação de mulheres na Amazônia: Limites e desafios à inclusão digital na região do Baixo Tocantins", foi aprovado e publicado nos anais do evento, em formato resumo simples, na área temática CHUM - Ciências Humanas. 

   Agradecemos a equipe organizadora do evento, Profa. Dra. Poliana Mendes de Souza, Profa. Dra. Edna Maria Rangel de Sá e ao Prof. Dr. Gabriel Gomes de Oliveira, pelo excelente evento e minicursos com temas relevantes e atuais. 

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III Seminário GEPEDTEC – Discurso, Tecnologias Digitais e Ensino: profissão docente e inovação



   No dia 26/06/2024 o trabalho intitulado "Laboratório digital de práticas educacionais como mecanismo de inclusão de mulheres na região do baixo Tocantins", foi apresentado no III Seminário GEPEDTEC – Discurso, Tecnologias Digitais e Ensino: profissão docente e inovação, na modalidade remota.

   Momento de partilha de saberes e diálogos com os colegas que apresentaram suas pesquisas. Temas relevantes e necessários, que agregaram para a nossa formação profissional e acadêmica. 

   Agradecemos a organização do evento, no nome do Prof. Dr. Sandro Luis da Silva, organizador do Seminário, e a toda equipe envolvida. Uma experiência incrível e enriquecedora!

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RODA DE CONVERSA



  É com muita alegria que convidamos a comunidade do Baixo Tocantins para participar de mais uma ação do projeto de extensão "Laboratório Digital de Práticas Educacionais como Mecanismo de Inclusão Digital de Mulheres na Região do Baixo Tocantins", vinculado ao programa Navega Saberes/Infocentro/PROEX/UFPA.

 Realizaremos uma roda de conversa e teremos a oportunidade de dialogar sobre a relação das mulheres com as tecnologias na era atual, refletindo sobre os desafios enfrentados e as possibilidades que surgem com o uso cada vez mais presente das tecnologias em nosso cotidiano. 

 Caso você tenha interesse em participar da roda de conversa, mande uma mensagem para o e-mail: radijancorrea@gmail.com. Contamos com você para fortalecermos juntos a participação das mulheres do Baixo Tocantins no mundo digital!
#InclusãoDigital #MulheresETecnologia #BaixoTocantins #UFPA #NavegaSaberes #PROEX

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JOGO EDUCATIVO - SLIDO

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  No dia 29/06, às 19h, pela plataforma do Google meet deu-se início a mais uma formação. Ainda nos estudos de plataformas de jogos educativos, dessa vez apresentamos a mulheres o slido. A coordenadora do projeto, Profa. Sueli Corrêa deu as boas vindas e recepcionou as participantes. O tema que foi trabalhado utilizando o slido foi sobre as redes sociais, que está presente no nosso cotidiano e muitas pessoas utilizam. 

  Inicialmente, apresentamos o slido, suas funcionalidades, exemplos e limites. 

"Slido é uma plataforma interativa de perguntas e respostas que ajuda os educadores a envolver os alunos em aulas, palestras e eventos. A plataforma permite que os alunos façam perguntas em tempo real, votem em perguntas de outros alunos e respondam a perguntas do professor. O objetivo da plataforma é incentivar a participação dos alunos e promover uma aprendizagem ativa em sala de aula" (Ferramentas Educativas).


   Após  essa apresentação inicial, realizamos algumas perguntas utilizando as opções de enquetes do slido. Com ele é possível criar jogos de múltiplas escolhas, palavra nuvem, questionário, avaliação, texto aberto e classificação. Utilizamos as 6 opções disponíveis para sabermos sobre a utilização das redes sociais das mulheres e suas experiências.

   Iniciamos perguntando " Para que você mais utiliza as redes sociais?", de múltipla escolhas. E os resultados mostraram que 86% das participantes utilizam para manter contato com amigos e família, com 71% ficaram receber notícias e atualizações e entretenimento, 57% compartilhar fotos e vídeos, e etc.


   Utilizando a nuvem de palavras, perguntamos "Quando você ouve a palavra "redes sociais" que palavra vem a sua mente?". Assim, elas digitaram seu ponto de vista sobre o assunto. Depois mediante as respostas da nuvem, fizemos um dialogo sobre, mostrando os benefícios e prejuízos das redes sociais.

 Também, ainda com a nuvem de palavras, conversamos sobre os ataques que muitas mulheres sofrem nas redes sociais, como ter sua conta hackeada, cyberbullying, assédios e etc. Algumas relataram suas experiências constragedoras e tristes com a utilização de Facebook, WhatsApp, Instagram, Twitter, Tiktok, Kwai entre outras.

   Utilizando a classificação, pedimos que elas colocassem em ordem de utilização a tecnologias que mais utiliza no seu dia a dia. E obtivemos como resultados que o WhatsApp é a rede social mais acessada por elas, seguidas do Instagram, Facebook, YouTube, Twitter e TikTok.

   Sobre a influência das redes socias em relação aos amigos. As mulheres utilizaram o texto aberto, para dizer que com o uso das tecnologias se tem poucos amigos reais, em sua maioria são virtuais, que as redes socias fez com que muitas delas não se vissem mais pessoalmente e etc. 

  Por fim, utilizamos a avaliação para que elas atribuíssem através das estrelas sua frequência com as redes sociais. E com 50% das mulheres deram as 5 estrelas, pontuação máxima, apontando utilizar com maior intensidade as redes sociais, com 4 estrelas (25%) e 3 estrelas (25%). Percebe-se como as redes socias exerce uma influência significativa no cotidiano das participantes.

  No geral, tivemos uma noite repleta de experiências e diálogos sobre as redes socias, discutindo os pontos positivos e negativos dessa tecnologias cada vez mais em nossas vidas. Os debates e contribuições das mulheres colaboram para a formação sobre o slido. Além, dos jogos, mostramos como criar um jogo do zero, o passo a passo, para que elas possam está utilizando em suas aulas com seus alunos ou também no seu cotidiano.

Tivemos presentes:

Equipe técnica

Francismara dos Santos da Silva

Geanice Baia

Marivonete de Oliveira Lima

Renilse de Jesus Barbosa Drago

Beatriz Ranieri

Professoras

Arlete Valente

Joana Célia Silva Ferreira

Maria da Glória Drago de Jesus

Maria Edna Gaia Andrade

Valdeciria Alves Cabral

Graduandas

Claudiane do Socorro

Cris Ramalho

Daiane Cristina Cantão Cota

Francilene dos Santos da Silva

Laura Caldas

Raquel Portilho

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JOGO EDUCATIVO - KAHOOT

   

  No Sábado, dia 15/06, às 18h, pelo plataforma do google meet, tivemos a formação sobre jogos educativos. Foi explorado o Kahoot, que é interativo e colaborativo. A coordenadora do projeto, Profa. Sueli Corrêa,  juntamente com a bolsista voluntária, Radija Natanny, apresentaram as mulheres do curso o Kahoot. 

   O kahoot é:

   Os jogos de aprendizado são formas interativas de ensinar conteúdo e engajar pessoas em atividades pedagógicas. Os jogos de aprendizado do Kahoot consistem em testes de múltipla escolha, ou quizzes, desafios e outros passatempos interativos, além da possibilidade de construir atividades para trabalhar temas diversos, como ciências, matemática, socioemocionais e curiosidades. 

   Inicialmente, na formação sobre o Kahoot foi apresentado a plataforma, a criação da conta, suas funcionalidade e como criar os jogos. Mostrando os limites e possibilidade do jogo. A profa. Sueli Corrêa, propôs um jogo criado na plataforma,  para isso, foi realizado perguntas de múltiplas escolhas e verdadeiro e falso, os temas escolhidos para as perguntas do jogo estava relacionado ao referencial teórico do projeto de extensão, que são sobre a relação das mulheres e as tecnologias. 

   A cada pergunta realizada no jogo, foi possível mostrar o ranking dos participantes, quem consegui acertar a pergunta, e foi levantado um dialogo sobre as perguntas e respostas. Ou seja, além das participantes divertirem-se com o jogo, ainda conseguimos dialogar sobre o tema proposto. No geral, a formação sobre o kahoot possibilitou diversão e aprendizado sobre o que alguns autores abordam sobre mulheres e tecnologias digitais.

Tivemos presentes:

Bolsistas voluntários e equipe técnica

Francismara dos Santos da Silva

Lizandra Pimentel

Marivonete de Oliveira Lima

Renilse de Jesus Barbosa Drago

Tamires Brito Pantoja

Professoras

Gisély Damasceno Furtado

Joana Célia Silva Ferreira

Marcilene do Carmo de Oliveira Miranda

Maria da Glória Drago de Jesus

Maria Edna Gaia Andrade

Rosana Louzada da Silva

Valdeciria Alves Cabral

Graduandas

Daiane Cristina Cantão Cota

Francilene dos Santos da Silva

Linda Inez Bezerra Dias

Ludimila Jatay Nogueira

Maria Filomena Gomes de Souza

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ATIVIDADE INTERATIVA E COLABORATIVA UTILIZANDO A LOUSA DIGITAL (GOOGLE JAMBOARD)/MIRO



 No dia 01/06/2024, às 18h, pela plataforma do google meet, deu-se início a mais uma formação do projeto. A plataforma escolhida foi a lousa digital (Jamboard). Porém, ao analisarmos a ferramenta, percebemos que o jamboard será desativado em breve, mas que as apresentações feitas anteriormente nele, poderão ser exportadas para outra ferramenta. A própria ferramenta apresenta algumas plataformas que poderá substitui-la, que é o caso do Miro. Diante disso, a formação foi sobre o Miro.

   A coordenadora do projeto, a Profa, Dra. Maria Sueli, deu as boas vindas aos presentes, e agradeceu pela disponibilidade de tod@s de participar do curso. Em seguida, a professora apresentou a plataforma do Miro, primeiramente, dizendo a história do miro e função.

   Miro é uma plataforma de lousa interativa digital (um quadro infinito), que conta com um plano gratuito. Com ela podemos “colar” notas adesivas (post-its) em uma área de trabalho e colaborar com várias pessoas no desenvolvimento de projetos e workshops, por exemplo. Essa ferramenta nos permite executar diversas tarefas na criação de um projeto, como a formulação de mapas mentais e fluxos, planejamento de pesquisas, desenvolvimento de esboços e wireframes (rascunhos de interfaces digitais), criação estratégica do projeto, workshops e aulas interativas e muitas outras atividades relacionadas aos nossos projetos profissionais ou pessoais. E por proporcionar essa variedade de opções, a Miro foi muito importante no contexto de trabalho remoto. Ela facilitou a colaboração e ajudou diversos profissionais no desenvolvimento de projetos digitais (Gomes, 2022). 

   Logo após, a professora Sueli foi mostrando o passo a passo de como acessar o miro desde criação da conta até a lousa digital. A bolsista do projeto, Radija Natanny, estava auxiliando os participantes no chat, tirando as dúvidas e orientando as atividades.  Ao entrar, visualiza-se a tela inicial do miro e os principais recursos e ferramentas, todas as opções foram apresentadas e ditas suas funcionalidades.




   Após a apresentação geral da plataforma, foi realizada uma atividade interativa e colaborativa. A professora Sueli, criou uma lousa digital em branco e pediu para que as participantes entrassem pelo link que foi disponibilizado pelo chat e grupo do WhatsApp. Ao criar um quadro em branco, foi pedido que cada uma delas, escolhessem um recurso da plataforma, como caixa de texto, notas adesivas, imagens, para postarem qual palavra defini sua história de vida (ex: resiliência), uma foto sua, um emoji que lhe representa, e um tag dizendo sua universidade.


   
Outra atividade proposta foi uma chuva de ideias, a partir da pergunta "O que o mês de junho nos lembra?", podia usar todas as ferramentas disponíveis. Formamos uma nuvem de palavras colorida e cheia de elementos incríveis.


  
 No geral, nossa formação foi produtiva e repleto de aprendizados. Uma das principais dificuldades na realização das atividades propostas, foram a dificuldade de acesso a internet e a limitação da plataforma pelo celular, pois algumas ferramentas não estão disponíveis pelo celular, e no nosso público uma parcela significativa das mulheres usam exclusivamente o aparelho celular. Também, percebemos que temos mulheres com diferentes acúmulos e formações sobre o uso das tecnologias digitais. Ou seja, algumas sabem muito, outras tem pouco conhecimento e outras estão aprendendo rápido. Dessa forma, o curso de formação trás ao mesmo tempo possibilidades e desafios.

 Na formação sobre o miro tivemos presentes:

Bolsistas voluntários e equipe técnica

Adriely Nunes Silva

Francismara dos Santos da Silva

Marivonete de Oliveira Lima

Renilse de Jesus Barbosa Drago

Roberta Tamile Pureza Veiga

Sabrina Monteiro Soares

Samily Viana Pantoja

Tamires Brito Pantoja

Professoras

Eliene Silva dos Passos

Klicia do Espírito Santo Corrêa

Joana Célia Silva Ferreira

Marcele Furtado Ferreira

Marcilene do Carmo de Oliveira Miranda

Maria da Glória Drago de Jesus

Maria das Graças da Silva Tibeiro

Maria Edna Gaia Andrade

Maria Graciete Rodrigues Melo

Rosana Louzada da Silva

Valdeciria Alves Cabral

Wanda do Socorro Pantoja dos Santos

Graduandas

Diane Cristina Cantão Cota

Francilene dos Santos da Silva

Ludimila Jatay Nogueira

Maria Filomena Gomes de Souza


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MURAL ONLINE (PADLET) COMO POSSIBILIDADE EDUCATIVA




   No dia 25/05/2024, às 18h, pela plataforma do Google meet, deu-se início a formação com as mulheres do projeto. Uma das  plataformas escolhidas e votada por cerca de 30% das mulheres, foi o Padlet, dessa forma, decidimos começar nossa formação sobre o uso e apropriação das tecnologias digitais educacionais, praticando o mural online (padlet) como possibilidade educativa.

  A coordenadora do projeto, a Profa, Dra. Maria Sueli, deu as boas vindas aos presentes, e agradeceu pela disponibilidade de tod@s de participar do curso. Em seguida, a professora apresentou a plataforma do Padlet, primeiramente, mostrou o significa o padlet, pesquisando o conceito na internet.


   O padlet é uma ferramenta que permite criar quadros virtuais para organizar a rotina de trabalho, estudos ou de projetos pessoais. O recurso possui diversos modelos de quadros para criar cronogramas, que podem ser compartilhados com outros usuários e que facilita visualizar as tarefas em equipes de trabalho ou por instituições de ensino (Por Caroline Doms, para o TechTudo, 2020).

   Logo após, a professora Sueli foi mostrando o passo a passo de como acessar o padlet desde criar sua conta até fazer os murais online. A bolsista do projeto, Radija Natanny, estava auxiliando os participantes no chat, tirando as dúvidas e orientando as atividades. Inicialmente, é necessário pesquisar no navegador https://pt-br.padlet.com/, em seguida, criar sua conta, caso você não tenha um cadastro, pode fazer login com as opções que são disponibilizadas, como a conta do google. Ao entrar, visualiza-se a tela inicial do padlet e os principais recursos e ferramentas, todas as opções foram apresentadas e ditas suas funcionalidades.


   Como o padlet é colaborativo, foi realizado uma atividade com os participantes. A Profa Sueli criou um mural online com o título "Vamos nos conhecer um pouco mais?", a partir da criação de algumas perguntas como: "quem sou eu?", "de onde falo?", "qual sua comida favorita", "o que você mais gosta de fazer no seu tempo livre?", "qual seu livro, filme ou música favorita?" e "qual a frase de sua vida?", foi possível compartilhar o link e permitir a interação com tod@s. Cada um criou sua publicação a partir das perguntas propostas e postaram no mural online. Com essa atividade foi possível exercitar a plataforma e interagir a medida que surgiam as respostas dos participantes. 



   No geral, nosso encontro foi produtivo e cheio de descobertas com o uso do padlet, uma ferramenta incrível e cheia de possibilidades educativas. Entretanto, foi possível analisar que tivemos um número reduzido de professoras, alguns dos motivos apresentados são que algumas mulheres não conseguem se manter na sala por conta da fragilidade de sua internet, principalmente as participantes que moram em áreas rurais, como também, uma parte significativa dos participantes acessam o curso exclusivamente pelo celular, uma vez que isto dificulta de acompanhar o passo a passo das plataformas. É importante destacar que muitas mulheres não conseguem participar da formação por ter uma dupla jornada de trabalho, e não conseguem conciliar as tarefas domésticas com a vida profissional, isto também contribui para o número reduzido das participantes do projeto. Mas, aos que participaram interagiram bastante e conseguiram aprender o básico sobre o padlet. 

    Na formação sobre o padlet tivemos presentes:

Bolsistas voluntários e equipe técnica

Adriely Nunes Silva

Davi Leão Rodrigues

Francismara dos Santos da Silva

Raiza Vitória Sabóia de Oliveira

Renilse de Jesus Barbosa Drago

Roberta Tamile Pureza Veiga

Sabrina Monteiro Soares

Professoras

Fabiany Marcela Sousa Dos Santos

Gisély Damasceno Furtado

Heloisa Ferreira Quaresma

Joana Célia Silva Ferreira

Luzeli Nunes Albuquerque

Marcele Furtado Ferreira

Marcilene do Carmo de Oliveira Miranda

Maria da Glória Drago de Jesus

Maria das Graças da Silva Tibeiro

Maria Edna Gaia Andrade

Maria Graciete Rodrigues Melo

Rosana Louzada da Silva

Valdeciria Alves Cabral

Wanda do Socorro Pantoja dos Santos

Graduandas

Aline Camilo Gomes

Ana Claudia de Sousa Ramalho

Claudiane Do Socorro Lisboa Balieiro

Diane Cristina Cantão Cota

Ludimila Jatay Nogueira

Maria Filomena Gomes de Souza


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2° Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino & III Simpósio Nacional em Mídias, Tecnologias e História MITECHIS - 2024.

  Entre os dias 29/04 à 09/05/2024 ocorreu o 2° Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino & III Simpósio Nacional em Mídias, Tecnologias e História MITECHIS - 2024. E na semana entre os dias 6 a 9 de maio aconteceu as apresentações de trabalhos, em formato virtual, pela plataforma do Streamyard, no turno vespertino. 

   A bolsista do projeto de extensão, Radija Natanny Corrêa Dias, apresentou no dia 06/05/2024, às 16h, seu primeiro trabalho em eventos acadêmicos, com o seguinte título: Formação de Mulheres como mecanismo de inclusão digital na Amazônia Tocantina - Pará. 







   E no dia 08/05/2024, às 14h, a Graduada em Pedagogia (UFPA) e bolsista voluntária do projeto, Beatriz Ranieri Belo, apresentou o trabalho intitulado: Formação para inclusão na Amazônia: Possibilidades e limites na Região Tocantina - Pará.




  

   Os trabalhos apresentados visaram dialogar sobre as atividades do projeto vigente, compartilhando os resultados iniciais da formação de mulheres para inclusão digital na Amazônia Tocantina - Pará, bem como, apresentar os resultados da pesquisa da Beatriz Ranieri Belo, que evidenciaram as dificuldades e limites com o uso das tecnologias digitais no período da pandemia da covid-19.


  Confira as apresentações nos links abaixo:


APRESENTAÇÃO 06/05/2024


APRESENTAÇÃO 08/05/2024




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FORMAÇÃO DE MULHERES NA AMAZÔNIA




  No dia 27 de Março de 2024, ás 19h, pelo google meet deu-se inicio ao primeiro encontro do Curso de  Formação de Mulheres para a inclusão digital na Amazônia, de nosso projeto de extensão vinculado a PROEX/UFPa/CUNTINS.  O projeto de extensão é coordenado pela Profa. Dra. Maria Sueli Corrêa dos Prazeres e pela bolsista Radija Natanny Corrêa Dias. Contamos com uma equipe técnica composta pelos seguintes professores: Prof. Eraldo Souza do Carmo, Profa. Tamires Brito Pantoja, Profa. Geanice Raimunda Baia Cruz, Profa. Maria Luiza Rodrigues Faleiros Lima, Profa. Vandréia Brito Pantoja e a Profa. Valdiléia Carvalho da Silva.

  O projeto é composto também pelos discentes voluntários das diversas turmas de Pedagogia do Campus Universitário do Tocantins: Beatriz Ranieri Belo, Sabrina Monteiro Soares, Marivonete de Oliveira Lima, Roberta Tamile Pureza Veiga, Jodielma da Silva dos Santos, Laura Ferreira da Silva, Renilse de Jesus Barbosa Drago, Lizandra do Socorro Costa Pimentel, Jhenifer  Camily Santana dos Santos, Eliane Miranda Coelho, Samily Viana Pantoja, Francismara dos Santos da Silva, Maria Jaciara de Souza Costa, Marlene Souza, Adriely Nunes Silva, Davi Leão Rodrigues, Raiza Vitória Sabóia de Oliveira e Camila Mendes Moraes.

  O curso de Formação de Mulheres na Amazônia é destinado à professoras da educação básica e acadêmicas do curso de Pedagogia. Atualmente, temos 60 professoras e 20 acadêmicas inscritas no nosso curso. Nesta primeira formação dialogamos sobre o curso, o cronograma, as atividades, como também, trouxemos reflexões de artigos, dissertações e teses sobre os debates atuais da relação Mulheres & Tecnologias.

Estiveram presentes conosco 25 professoras da educação básica:

Adenilze do Socorro Oliveira e Silva

Arlete Maria de Freitas Valente

Dilena Andrade da Silva

Eliete do Socorro Monteiro dos Santos
Eliene Silva dos Passos
Ester Vulcão Moraes
Fabiany Marcela Sousa Dos Santos
Francimere Oliveira Lopes
Gisely Damasceno Furtado
Hellen Carla Cordeiro Cardoso
Kátia Cristina Pereira Cabral
Klicia do Espírito Santo Corrêa
Luzeli Nunes Albuquerque
Maria Graciete Rodrigues Melo
Maria da Glória Drago de Jesus
Marcilene do Carmo de Oliveira Miranda
Marcele Furtado Ferreira
Maria das Graças da Silva Tibeiro
Natalina Furtado da Costa
Rosana Louzada da Silva
Rosangila louzada da Silva
Tânia Corrêa de Freitas
Valdeciria Alves Cabral
Vanessa Colares de Barros
Wanda do Socorro Pantoja dos Santos

E 8 acadêmicas do curso de Pedagogia:

Aline Camilo Gomes

Ana Claudia de Sousa Ramalho

Claudiane Do Socorro Lisboa Balieiro
Cristiane Ramalho da Silva
Elizangela Mendes
Francilene dos santos da Silva
Maria filomena gomes de souza
Ludimila jatay Nogueira

  Inicialmente, a Prof. Dra. Maria Sueli, coordenadora do projeto, deu as boas vinda aos presente, agradecendo o interesse e fazendo sua autoidentificação. Prosseguiu apresentando a bolsista do projeto, Radija Natanny Corrêa Dias, como também, a equipe técnica e os bolsistas voluntários, citados acima. Logo após, explicou em linhas gerais do que se tratava o projeto, abordou os seguintes pontos:

1. Resumo do Projeto;

2. Justificativa: Trazendo dados estatísticos da ONU Mulher que apontam que existe a chamada "pobreza digital" que afeta desproporcionalmente meninas e mulheres de baixa escolaridade e renda, também, explanou o que o IDEC diz sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no acesso à internet na Região Norte, como custo de acesso, dispositivos de segunda mão, alfabetização digital e tempo livre limitado devido as tarefas domésticas. 

3. Objetivos;

4. Metodologia;

  Após esta apresentação inicial, foi realizado uma sondagem interativa com as participantes, com o objetivo de conhecer quais tecnologias digitais elas já conhecem e o que vem à mente quando ouvem a palavra "tecnologia".  


  Os dados apontaram que as participantes já conhecem algumas tecnologias digitais e as utilizam no seu cotidiano e trabalho. O WhatsApp foi a tecnologia mais utilizada e conhecida, por 24 participantes, em seguida destacaram-se o Youtube (20), Facebook e Instagram (17) e o canva (15). Percebem-se que as professoras e acadêmicas tem certa familiaridade com algumas tecnologias digitais que boa parte da sociedade utilizam com maior frequência, porém, é possível identificar o desconhecimento de outras tecnologias que podem ser utilizadas no contexto educacional, como prezy, genially, jogos e quizz, IA e RA, Kahoot, Mapa mental, padlet, nuvem de palavras, met. ativas e jamboard.

   Respondendo a pergunta presente na nuvem de palavra foi possível identificar que a maioria das mulheres ao ouvirem a  palavra "tecnologia" vem à sua mente outras palavras como, "internet", "inovação" e "avanço", "facilidade". Ou seja, as tecnologias representam um avanço nos tempos modernos, no qual você consegue se conectar com mundo sem sair do lugar. Entretanto, ao responderem sobre o processo de inclusão digital, as palavras presentes na nuvem apontem que "não me sinto incluída", "não", "falta de conhecimento", "dificuldade". Assim, por mais que as tecnologias digitais possuem seus pontos positivos, mas uma parcela significativa da sociedade se sente excluída deste avanço tecnológico.

  Logo após as dinâmicas interativas a bolsista do projeto Radija Natanny Corrêa Dias, trouxe os debates atuais embasados teoricamente em artigos, teste, dissertações sobre a relação mulheres e tecnologias. Os dados estatísticos e os textos mostraram os desafios enfrentados por mulheres na área de tecnologia, desde a falta de acesso a dispositivos e conectividade, oportunidades de emprego na área de tecnologia, discriminação de gênero e os estereótipos sociais.

  Finalizando a formação, a Profa. Dra. Maria Sueli apresentou o Blog Conecta Amazônia, na qual será postado todos os encontros relacionados ao projeto, assim como, materiais de leituras e noticias relacionados as tecnologias digitais.  Por fim, foi aberto o espaço aos participantes para que pudesse compartilhar suas expectativas, dúvidas e contribuições relacionados ao curso, logo após, foram feitos os agradecimentos e reforçamos o convite para os nossos próximos encontros!

Segue abaixo os registros do Curso de Formação de Mulheres da Amazônia.


 





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Reunião da equipe técnica do  projeto de extensão vinculado ao Programa Navega Saberes Infocentro, da Pro-reitoria de extensão/PROEX (2023/2024).
Tema: Laboratório digital de práticas educacionais como mecanismo de inclusão de mulheres na região do Baixo Tocantins.
 




    No dia 11 de Dezembro de 2023, ás 19h, pelo google meet deu-se inicio ao primeiro encontro online do projeto de extensão que tem como tema: Laboratório digital de práticas educacionais como mecanismo de inclusão de mulheres na região do Baixo Tocantins. A reunião foi coordenado pela Profa. Dra. Maria Sueli Corrêa dos Prazeres e da bolsista de extensão do Programa Navega Saberes/Infocentro da Pro-reitoria de extensão/PROEX, Radija Natanny Corrêa Dias. Na ocasião, estiveram presentes alguns dos professores que compõem a equipe técnica do projeto entre eles: Prof. Eraldo Souza do Carmo, Profa. Tamires Brito Pantoja e a Profa. Geanice Raimunda Baia Cruz, também, as discentes voluntárias das diversas turmas de Pedagogia do Campus Universitário do Tocantins: Beatriz Ranieri Belo, Sabrina Monteiro Soares, Marivonete de Oliveira Lima, Roberta Tamile Pureza Veiga, Jodielma da Silva dos Santos, Lizandra do Socorro Costa Pimentel, Jhenifer Camily Santana dos Santos, Eliane Miranda Coelho, Samily Viana Pantoja e Francismara dos Santos da Silva.

   Nessa primeira reunião a Prof. Dra. Maria Sueli, coordenadora do projeto, deu inicio agradecendo aos presentes e explicou em linhas gerais do que se tratava o projeto de extensão, logo em seguida, a bolsista Radija Natanny apresentou seu plano de trabalho.

    O plano de trabalho apresentado, se resume nos seguintes tópicos abordados durante a reunião:

1. Resumo do Projeto;

2. Justificativa;

3. Objetivos;

4. Metodologia;

5. Cronograma;

6. Apresentação da equipe técnica e das bolsistas voluntárias;

7. Revisão da literatura, destacando as principais obras analisadas que tratam sobre mulheres e as tecnologias;

8. Dados estatísticos, que demonstram que existe uma desigualdade digital entre gênero;

9. Apresentação do Blog Conecta Amazônia, na qual será postado todos os encontros relacionados ao projeto, assim como, materiais de leituras e noticias relacionados as tecnologias digitais;

10. Referências Bibliográficas.

11. Agradecimentos.        

      Logo em seguida, foi aberto o espaço para que os presentes pudesse contribuir com o plano de trabalho que foi apresentado, após os presentes terem se manifestado a Profa. Dra. Maria Sueli agradeceu aos presentes pela participação na reunião. Assim, encerrou-se nosso primeiro encontro online do projeto de extensão: Laboratório digital de práticas educacionais como mecanismo de inclusão de mulheres na região do Baixo Tocantins.


    Segue abaixo alguns dos registros do nosso primeiro encontro que foi maravilhoso!



 




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