Pesquisadores:
Maria Luiza Rodrigues Faleiros Lima
Eraldo Souza do Carmo
Geanice Raimunda Baia Cruz
Vandréia de Oliveira Rodrigues
Tamires Brito Pantoja
Valdiléia Carvalho Da Silva
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Coordenadora:
Profa. Dra. Maria Sueli Corrêa dos Prazeres
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Bolsista:
Radija Natanny Corrêa Dias
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Bolsistas Voluntários:
Beatriz Ranieri Belo
Sabrina Monteiro Soares
Marivonete de Oliveira Lima
Laura Ferreira da Silva
Roberta Tamile Pureza Veiga
Renise de Jesus Barbosa Drago
Jodielma da Silva dos Santos
Lizandra do Socorro Costa Pimentel
Jhenifer Camily Santana dos Santos
Eliane Miranda Coelho
Samily Viana Pantoja
Frascismara dos Santos da Silva
Maria Jacira de Souza Costa
Título do Projeto:
LABORATÓRIO DIGITAL DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS COMO MECANISMO DE INCLUSÃO DE MULHERES NA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS.___________________________________
O projeto intitulado "LABORÁTORIO DIGITAL DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS COMO MECANISMO DE INCLUSÃO DE MULHERES NA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS" tem como objetivo criar um ambiente digital para a formação de mulheres acadêmicas do Curso de Pedagogia e professoras da educação básica para a utilização de ferramentas digitais, com vistas a contribuir com o desempenho acadêmico e profissional de mulheres de diferentes níveis de ensino, do campo, da cidade, ribeirinhas, comunidades quilombolas da Região do Baixo Tocantins. O projeto está voltado para a inclusão de acadêmicas no ambiente digital, viabilizando um espaço de formação para a inserção nas atividades de pesquisa e extensão, além de professoras da educação básica que envolva o uso das tecnologias digitais na educação. O projeto segue em duas direções: a) criação de um espaço digital (laboratório) para formação de mulheres acadêmicas e da educação básica; 2) Proporcionar ações/atividades que promova experiências com uso das tecnologias digitais móveis na educação em ambiente virtual. A criação desse espaço de formação, além de fortalecer processos de inclusão digital, tão caros aos sujeitos da Região do Baixo Tocantins, poderá amenizar as desigualdades de acesso aos recursos digitais por mulheres e meninas e fortalecer a luta e enfrentamento dos atuais problemas presentes na realidade amazônica. O projeto de extensão está em sintonia com o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia quando busca a inserção de acadêmicos em práticas formativas com os professores da educação básica em ambientes digitais.
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Equipe Técnica:
Maria Sueli Corrêa dos Prazeres
Eraldo Souza do Carmo
Geanice Raimunda Baia Cruz
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Pesquisadores:
Maria Sueli Corrêa dos Prazeres
Beatriz Raniéri Belo
Tamires Brito Pantoja
Ilda Gonçalves Batista
Eraldo Souza do Carmo
Alander Meireles Reimão
Franciely Farias da Cunha
Geanice Raimunda Baia Cruz
Andrea Silva Domingues
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Coordenadora:
Profª Drª Maria Sueli Corrêa dos Prazeres
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Título do Projeto:
Universidade em Tempo de Pandemia: Teletrabalho, Tecnologias Digitais e "Novos" Tempos/Espaços de Aprendizagem nos Cursos de Graduação da UFPA-Campus Universitário do Tocantins- Cametá
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O projeto intitulado “A UNIVERSIDADE EM TEMPO DE PANDEMIA: TELETRABALHO,
TECNOLOGIAS DIGITAIS E “NOVOS” TEMPOS/ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE
GRADUAÇÃO DA UFPA – CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS –CAMETÁ” objetiva
investigar e analisar as condições de acessibilidade às tecnologias digitais pelos docentes e discentes na
UFPA-Campus Universitário do Tocantins-Cametá, no contexto da pandemia, no sentido de identificar que
novos espaços/tempos de aprendizagem estão/serão sendo criados com a integração das plataformas digitais
ao ensino e as implicações no processo formativo de alunos de graduação. Trata de estudo com base no
materialismo histórico, adotando-se como técnica de coleta de dados levantamento bibliográfico e
documental, entrevista com professores e aplicação de questionários com alunos. Considerando o contexto de
pandemia do Coronavirus, pretende-se levantar elementos da realidade como objetivo de refletir sobre o
papel das tecnologias digitais na criação de novos espaços/tempos de aprendizagem e as implicações no
processo formativo dos acadêmicos. Parte-se do pressuposto de que as tecnologias digitais, no contexto da
Pandemia do Coronavirus, podem ajudar as instituições de educação superior a desenvolver processos
formativos que auxiliem na formação acadêmicos dos alunos de graduação. Para tanto, é preciso considerar
as condições de acessibilidade ao meio digital pelos sujeitos das diversas plataformas digitais
(videoconferência; lives, webnários, aplicativos de mensagens instantânea; redes sociais) que se apresentam
nesse momento, bem como, que condições de infraestrutura didática, pedagógica e tecnológica estão/serão
garantidas pela UFPA para auxiliar os acadêmicos em seu processo formativo.
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Pesquisadores:
Maria Sueli Corrêa dos Prazeres
Beatriz Raniéri Belo
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Bolsista:
Beatriz Ranieri Belo
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Coordenadora:
Profª Drª Maria Sueli Corrêa dos Prazeres
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Relatórios
Relatório Técnico - Científico - Programa Institucional de Iniciação Científica 2020/2021
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Título do Projeto:
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA INTERIORIZAÇÃO DA UFPA: LIMITES
DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PÓLOS DE MOCAJUBA E LIMOEIRO DE AJURU
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O
projeto intitulado “ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA INTERIORIZAÇÃO DA
UFPA: LIMITES DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS POLOS DE MOCAJUBA E LIMOEIRO
DE AJURU” objetiva investigar o uso e apropriação das tecnologias digitais na
interiorização da UFPA no contexto do ensino remoto emergencial. Trata de
estudo com base na pesquisa qualitativa, adotando-se como técnica de coleta de
dados levantamento bibliográfico e documental, entrevista com professores e
aplicação de questionários com alunos. Considerando o contexto pandêmico,
pretende-se levantar elementos da realidade como objetivo de refletir sobre a
apropriação das tecnologias digitais no processo formativo dos acadêmicos de
Pedagogia na interiorização da UFPA. Parte-se do pressuposto de que as
tecnologias digitais, no contexto do ensino remoto emergencial podem auxiliar
no processo de mediação dos processos formativos dos alunos de graduação em
Pedagogia. Todavia, é preciso considerar as condições apropriação das
tecnologias pelos sujeitos; bem como, que condições de infraestrutura
tecnológica estão/serão garantidas para auxiliar os acadêmicos em seu processo formativo
nos pólos de Limoeiro de Ajuru e Mocajuba.
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Pesquisadores:
Maria Sueli Corrêa dos Prazeres
Beatriz Raniéri Belo
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Bolsista:
Beatriz Ranieri Belo
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Coordenadora:
Profª Drª Maria Sueli Corrêa dos Prazeres
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Relatórios
Relatório Técnico - Científico - Programa Institucional de Iniciação Científica 2021/2022
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