quarta-feira, 25 de agosto de 2021

NOSSAS PESQUISAS


Pesquisadores:   

Maria Luiza Rodrigues Faleiros Lima    

Eraldo Souza do Carmo  

Geanice Raimunda Baia Cruz

Vandréia de Oliveira Rodrigues  

Tamires Brito Pantoja

Valdiléia Carvalho Da Silva                                                   

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Coordenadora: 

Profa. Dra. Maria Sueli Corrêa dos Prazeres

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Bolsista:

Radija Natanny Corrêa Dias
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Bolsistas Voluntários:

Beatriz Ranieri Belo

Sabrina Monteiro Soares

Marivonete de Oliveira Lima

Laura Ferreira da Silva

Roberta Tamile Pureza Veiga

Renise de Jesus Barbosa Drago

Jodielma da Silva dos Santos

Lizandra do Socorro Costa Pimentel

Jhenifer Camily Santana dos Santos

Eliane Miranda Coelho

Samily Viana Pantoja

Frascismara dos Santos da Silva

Maria Jacira de Souza Costa



Título do Projeto:

LABORATÓRIO DIGITAL DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS COMO MECANISMO DE INCLUSÃO DE MULHERES NA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS.

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      O projeto intitulado "LABORÁTORIO DIGITAL DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS COMO MECANISMO DE INCLUSÃO DE MULHERES NA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS" tem como objetivo criar um ambiente digital para a formação de mulheres acadêmicas do Curso de Pedagogia e professoras da educação básica para a utilização de ferramentas digitais, com vistas a contribuir com o desempenho acadêmico e profissional de mulheres de diferentes níveis de ensino, do campo, da cidade, ribeirinhas, comunidades quilombolas da Região do Baixo Tocantins. O projeto está voltado para a inclusão de acadêmicas no ambiente digital, viabilizando um espaço de formação para a inserção nas atividades de pesquisa e extensão, além de professoras da educação básica que envolva o uso das tecnologias digitais na educação. O projeto segue em duas direções: a) criação de um espaço digital (laboratório) para formação de mulheres acadêmicas e da educação básica; 2) Proporcionar ações/atividades que promova experiências com uso das tecnologias digitais móveis na educação em ambiente virtual. A criação desse espaço de formação, além de fortalecer processos de inclusão digital, tão caros aos sujeitos da Região do Baixo Tocantins, poderá amenizar as desigualdades de acesso aos recursos digitais por mulheres e meninas e fortalecer a luta e enfrentamento dos atuais problemas presentes na realidade amazônica. O projeto de extensão está em sintonia com o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia quando busca a inserção de acadêmicos em práticas formativas com os professores da educação básica em ambientes digitais.

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                                                           Plano de Trabalho

Equipe Técnica: 

Maria Sueli Corrêa dos Prazeres

Eraldo Souza do Carmo

Geanice Raimunda Baia Cruz

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Pesquisadores:                                                                          

Maria Sueli Corrêa dos Prazeres

Beatriz Raniéri Belo

Tamires Brito Pantoja

Ilda Gonçalves Batista

Eraldo Souza do Carmo

Alander Meireles Reimão

Franciely Farias da Cunha

Geanice Raimunda Baia Cruz

Andrea Silva Domingues

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Coordenadora: 

Profª Drª Maria Sueli Corrêa dos Prazeres

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Título do Projeto:

Universidade em Tempo de Pandemia: Teletrabalho, Tecnologias Digitais e "Novos" Tempos/Espaços de Aprendizagem nos Cursos de Graduação da UFPA-Campus Universitário do Tocantins- Cametá 

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      O projeto intitulado “A UNIVERSIDADE EM TEMPO DE PANDEMIA: TELETRABALHO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E “NOVOS” TEMPOS/ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPA – CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS –CAMETÁ” objetiva investigar e analisar as condições de acessibilidade às tecnologias digitais pelos docentes e discentes na UFPA-Campus Universitário do Tocantins-Cametá, no contexto da pandemia, no sentido de identificar que novos espaços/tempos de aprendizagem estão/serão sendo criados com a integração das plataformas digitais ao ensino e as implicações no processo formativo de alunos de graduação. Trata de estudo com base no materialismo histórico, adotando-se como técnica de coleta de dados levantamento bibliográfico e documental, entrevista com professores e aplicação de questionários com alunos. Considerando o contexto de pandemia do Coronavirus, pretende-se levantar elementos da realidade como objetivo de refletir sobre o papel das tecnologias digitais na criação de novos espaços/tempos de aprendizagem e as implicações no processo formativo dos acadêmicos. Parte-se do pressuposto de que as tecnologias digitais, no contexto da Pandemia do Coronavirus, podem ajudar as instituições de educação superior a desenvolver processos formativos que auxiliem na formação acadêmicos dos alunos de graduação. Para tanto, é preciso considerar as condições de acessibilidade ao meio digital pelos sujeitos das diversas plataformas digitais (videoconferência; lives, webnários, aplicativos de mensagens instantânea; redes sociais) que se apresentam nesse momento, bem como, que condições de infraestrutura didática, pedagógica e tecnológica estão/serão garantidas pela UFPA para auxiliar os acadêmicos em seu processo formativo.

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Pesquisadores:

Maria Sueli Corrêa dos Prazeres

Beatriz Raniéri Belo

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Bolsista:

Beatriz Ranieri Belo
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Coordenadora: 

Profª Drª Maria Sueli Corrêa dos Prazeres                                                                                                   

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Relatórios 

Relatório Técnico - Científico - Programa Institucional de Iniciação Científica 2020/2021
 
Título do Projeto:

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA INTERIORIZAÇÃO DA UFPA: LIMITES DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PÓLOS DE MOCAJUBA E LIMOEIRO DE AJURU 

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O projeto intitulado “ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA INTERIORIZAÇÃO DA UFPA: LIMITES DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS POLOS DE MOCAJUBA E LIMOEIRO DE AJURU” objetiva investigar o uso e apropriação das tecnologias digitais na interiorização da UFPA no contexto do ensino remoto emergencial. Trata de estudo com base na pesquisa qualitativa, adotando-se como técnica de coleta de dados levantamento bibliográfico e documental, entrevista com professores e aplicação de questionários com alunos. Considerando o contexto pandêmico, pretende-se levantar elementos da realidade como objetivo de refletir sobre a apropriação das tecnologias digitais no processo formativo dos acadêmicos de Pedagogia na interiorização da UFPA. Parte-se do pressuposto de que as tecnologias digitais, no contexto do ensino remoto emergencial podem auxiliar no processo de mediação dos processos formativos dos alunos de graduação em Pedagogia. Todavia, é preciso considerar as condições apropriação das tecnologias pelos sujeitos; bem como, que condições de infraestrutura tecnológica estão/serão garantidas para auxiliar os acadêmicos em seu processo formativo nos pólos de Limoeiro de Ajuru e Mocajuba.                                                                      

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Pesquisadores:

Maria Sueli Corrêa dos Prazeres

Beatriz Raniéri Belo

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Bolsista:

Beatriz Ranieri Belo

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Coordenadora: 

Profª Drª Maria Sueli Corrêa dos Prazeres

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Relatórios 


Relatório Técnico - Científico - Programa Institucional de Iniciação Científica 2021/2022



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